Objetivo do json

  1. JSON (JavaScript Object Notation) é um formato de intercâmbio de dados leve. É fácil para humanos ler e escrever. É fácil para as máquinas analisar e gerar. É baseado em um subconjunto do Padrão de Linguagem de Programação JavaScript ECMA-262 3ª Edição - dezembro de 1999 . JSON é um formato de texto totalmente independente da linguagem, mas usa convenções familiares aos programadores da família C de linguagens, incluindo C, C ++, C #, Java, JavaScript, Perl, Python e muitos outros. Essas propriedades tornam o JSON uma linguagem de intercâmbio de dados ideal. Veja mais...

Tipos de dados, sintaxe e exemplos

  1. Os tipos de dados básicos do JSON são:
    1. Number: um número que pode ter sinal, uma parte fracionária separada por um ponto (. , como é usual em alguns países) e eventualmente usar a notação E exponencial, mas não pode incluir não-números como NaN. Não há distinção entre inteiros e números de ponto flutuante, refletindo o fato de que o JavaScript armazena qualquer número como ponto flutuante de dupla precisão, mas outras linguagens que implementem JSON podem ter diferenças na representação dos números.
    2. String: uma cadeia de zero ou mais caracteres Unicode. Strings são delimitados por aspas duplas (") e suportam a barra inversa () como caractere de escape. obs: Parecido com as string da linguagem c.
    3. Boolean: um dos valores true ou false, correspondendo aos valores lógicos verdadeiro e falso.
    4. Array: uma lista ordenada de zero ou mais valores, cada um podendo ser de qualquer tipo. Arrays são delimitados por colchetes ([ ]), dentro dos quais ficam os valores, também conhecidos como elementos, separados por vírgulas. O primeiro elemento é o de índice 0.
    5. Object: uma coleção não ordenada de pares atributo-valor onde os atributos (ou nomes ou chaves) são strings. Como os objects pretendem representar vetores associativos (ECMA-404), é recomendado, mas não obrigatório, que cada atributo seja único dentro de um objeto. Objects são delimitados por chaves ( { } ) e usam vírgulas para separar cada par , enquanto que no par o atributo e o valor ficam separados por dois pontos (** : **).
    6. null: Valor vazio ou nulo (não confundir com o zero) representado pela palavra null.
  2. Espaços em branco são permitidos com limites e ignorados em volta e entre elementos sintáticos, mas não dentro de um string. Só quatro caracteres são tratados assim: o espaço, a tabulação horizontal(TAB), o line feed(LF) e o carriage return(CR). Em particular, a marca de ordem de byte não deve aparecer em um documento JSON conforme o padrão. JSON não tem uma sintaxe para comentários. Para troca de dados em um ecossistema aberto, JSON deve estar codificado em UTF-8.
  3. Quando se trabalha com json é importante na sessão <head></head> a tag: <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8">

Exemplo de um objeto e uma matriz em json


// Um objeto
{
    "Clientes": {
        "id": 1,
        "nome": "Paulo Sérgio da Silva Pacheco",
        "rua": "Rua Francisco oliveira de Souza",
        "numero": 15,
        "bairro": "Icarai",
        "municipio": "caucaia",
        "estado": "ceara"
    }
}

// Uma matriz 
{
    "usuarios ": [
        {
            "nome": "primeiro nome",
            "site": "www.primeirousuario.com.br",
            "usuario_id": 1
        },
        {
            "nome": "segundo nome",
            "site": "www.segundousuario.com.br",
            "usuario_id": 1
        }
    ]
}


REFERÊNCIAS

  1. Introducing JSON
  2. JSON wikipédia

HISTÓRICO

  • Criar este documento com nome do arquivo json.md
  • Procurar site oficial da linguagem json e criar resumo e um link para o mesmo.
  • Criar um exemplo de um objeto json e uma matriz json.
  • Criar a sessão tipos de dados, sintaxe e exemplos.
  • Criar a sessão referências e adicionar as referências na produção deste documento.
  • Criar a página json/index.html
  • Criar opção no menu/index.js para acessar a página json/index.html

🔝🔝